domingo, 27 de abril de 2014

Um dia diferente... 

Uma visita da GNR - Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz


No dia 24 de abril, tivemos a excelente oportunidade de aprender mais sobre uma das forças de segurança do nosso país, a GNR, e tomámos conhecimento da existência do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, o SEPNA.

Proteção ambiental é a prática de preservar o meio ambiente. Essa preservação é feita para beneficiar o homem, a natureza ou ambos. A pressão por recursos naturais, muitas vezes, faz com que a sociedade degrade o ambiente à sua volta, por isso é essencial existirem medidas de preservação do meio ambiente.

A preservação ambiental é uma preocupação crescente por parte das pessoas, organizações e governo,quer a nível nacional como internacional. É muito importante unir esforços para tentar garantir que tenhamos um planeta ambientalmente mais sustentável.

Preservar o ambiente é um dever de todas as pessoas e nós não fugimos a esta regra de ouro! Na nossa escola dedicamo-nos bastante ao desenvolvimento de alguns projetos nesta área, realizando pesquisas, estudos e trabalhos vários. Ouvir falar sobre este assunto tão sério e importante, que nos deve preocupar a todos enquanto cidadãos do mundo, foi uma experiência muito interessante!



Aprendemos que todos podemos contribuir um bocadinho para ajudar a GNR a cumprir a sua missão nesta área. Missão essa que passa também pela proteção e conservação dos recursos naturais, zelando pelo equilíbrio dos ecossistemas. Sendo a sua área de intervenção bastante vasta e as atividades desenvolvidas muito importantes, ora espreita aqui...


Foi muito engraçado descobrir que a mascote do SEPNA é um lince! ( Tal como a da nossa escola!) Queres conhecê-lo e aprender mais com ele...?! Então clica no seu nome que é... "Guarda Natureza".


Tivemos uma manhã muito produtiva! Além de aprendermos imenso sobre o ambiente, ficámos a conhecer melhor quem é a GNR e quais são alguns dos meios de segurança utilizados, tais como as bicicletas, as motos, os carros e o barco, o "Lince2"...





Conhecemos também o Grupo de Intervenção Cinotécnico e fomos apresentados aos cães especiais, que detetam droga, explosivos, etc... adorámos conhecê-los!





Contactar com os animais foi um presente especial...! Ficámos especialmente felizes por conhecer de perto os cavalos utilizados por esta força de segurança! E poder "dar uma voltinha" foi a cereja no topo do bolo!!!





Enfim... foi uma excelente manhã em excelente companhia...!!



Muito obrigada aos nossos novos amigos da GNR!



6 comentários:

  1. Gostei muito.
    A parte que mais gostei foi andar de cavalo e ver os cães.
    Leonor Antas.

    ResponderEliminar
  2. Que blogue espetacular! :) Muitos parabéns aos alunos e professora Cristina Inverno!! Bom trabalho! Beijinhos de uma professora atenta... <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paulinha!!! É o blog das três turmas da escola! ;) Bjnhs e vai passando por cá...!!

      Eliminar
  3. Eu gostei do dia 24 de abril quando a G N R veio o largo de são Pedro de Corval. O cavalo que eu mais gostei foi o castanho e o cão que eu mais gostei foi o que descobria droga.
    Afonso Mendes

    ResponderEliminar